É sempre maravilhoso estar rodeado de pessoas dispostas a nos ajudar, não é? Mas quem é que gosta de depender o tempo todo dos outros para realizar atividades simples do dia a dia? Arriscamos a dizer que ninguém. E que com os idosos não seria diferente!
Nessa fase – a terceira idade (ou melhor idade), atividades como trocar de roupa, preparar o próprio café ou dar uma caminhada no quintal podem ficar mais complicadas, e isso muitas vezes quer dizer que os idosos precisam de ambientes preparados para viver com mais autonomia e segurança.
A maioria dos arranjos que são necessários em casas onde moram idosos são focados em evitar que eles escorreguem e caiam, além de garantir que eles possam ter liberdade para se movimentar. Todo mundo sabe que na terceira idade, um pequeno tombo pode significar um grande susto e fraturas complicadas para o idoso.
Então se você está entrando nessa fase ou vai morar com alguém que tem mais de 70 anos, comece a planejar-se e arregace as mangas para colocar estas 10 dicas em prática. Mãos às obras!
- Coloque pisos antiderrapantes nas áreas externas, como entrada, garagem, quintal, área de lazer e jardins. Nada de idosos escorregando nessa casa!
- Instale corrimãos, principalmente nos banheiros. Alguns movimentos se tornam mais difíceis na terceira idade.
- Os armários não devem ser muito baixos nem muito altos. É importante organizar os itens do dia a dia em uma altura acessível, evitando necessidade de escadas, cadeiras ou de esgueirar-se em bancadas.
- Planeje o quarto do idoso sempre no primeiro andar, se possível próximo ao banheiro.
- Se estiver dentro do seu orçamento, substitua escadas de acesso por rampas.
- No caminho do quarto ao banheiro do idoso, utilize sensor de movimento para as lâmpadas, evitando que ele ande no escuro.
- Detector de fumaça é uma boa pedida para aqueles que ainda cultivam o hábito de cozinhar. E quem é que não se distrai no dia a dia, né?
- Se o idoso se locomove em cadeira de rodas, é preciso pensar em portas e corredores mais largos.
- Os espaços também devem ser planejados pensando na locomoção do idosos pela casa, evitando que ele tenha que desviar de móveis.
- E por último, sem depender de obra, mas não menos importante: tapetes não combinam com casa onde moram idosos.
E se esse é um novo momento e você vai ampliar a casa para receber seu vovô ou vovó, clique aqui e fique ligado no que você pode e não pode fazer nessa obra.
Seguindo essas dicas, esperamos que seu coração fique mais tranquilo! <3