• Blog
  • 7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Atitudes envolvendo arquitetura sustentável, aplicação de técnicas e processos de baixo consumo energético, materiais reaproveitados e ingredientes que acarretam impacto reduzido na natureza podem ser aplicados facilmente na construção de uma casa sustentável. O resultado é gratificante tanto para os moradores como para a natureza: mais conforto e saúde para quem reside, redução de vários riscos para a moradia, valorização da residência, diminuição de alguns custos da construção e, certamente, da manutenção e aproveitamento da casa.

Veja o que pode ser colocado em prática na construção de uma casa verde:

1 – Torneiras com bico arejador

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Em tempos de crise hídrica, repensar os mecanismos de uso da água é fundamental. Optando por alguns materiais desenvolvidos justamente para economizar esse bem, o desperdício ao longo dos anos é controlado de maneira expressiva. Como, por exemplo, escolhendo o uso de torneiras com bico arejador. Seu método de funcionamento é simples: são introduzidas pequenas bolhas de ar no fluxo de água, que dão a sensação de aumento do volume d’água. Esse sistema tão fácil ajuda a economizar até 50% do líquido. Economia para o meio ambiente e também para seu bolso!

2 – Válvula de duplo acionamento

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Outro material que pode ser escolhido para evitar o desperdício de água em casa é a válvula de acionamento duplo do vaso sanitário. Usar sempre a mesma quantidade de água nas descargas é desperdício. Há sistemas desenvolvidos para despejar menos água para resíduos líquidos e mais para sólidos, podendo significar uma economia de até 36 litros de água por dia.

3 – Temporizador para chuveiro

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Economizar água na hora do banho é uma questão de se conscientizar e adotar novos hábitos, porém alguns dispositivos podem ajudar nesse processo. Como os temporizadores de chuveiros elétricos que controlam o tempo do banho quente e interrompem o aquecimento da água após o período escolhido. O aparelho funciona como um cronômetro que é definido pela própria pessoa antes de entrar no banho, geralmente esse tempo vai de 3 até 15 minutos que são contados assim que é aberto o chuveiro. Alguns mostram a contagem regressiva com sinais de verde, amarelo e vermelho ou até mesmo com avisos sonoros. Caso a pessoa demore mais do que o tempo estipulado, o banho será gelado. Isso estimula tanto a economia de água quanto a de energia.

4 – Captação e armazenamento da água de chuva

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Antes mesmo de começar a construir inclua no planejamento da casa um sistema de aproveitamento da água da chuva. O sistema indicado é o da tecnologia de minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 “Água de chuva – Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis”. O sistema foi criado a fim de fazer esse processo de forma correta, captando água da chuva, separando folhas e sujeira grossa automaticamente, filtrando parte da sujeira de telhados e com um ladrão para garantir que não transborde, além da proteção para evitar criadouros do mosquito da Dengue. Depois da captação e cloroficação o uso se adequa a atividades em que a água potável não seja fundamental, como irrigar plantas, descargas no banheiro, além da lavagem do quintal e de carros. Além de reduzir o consumo de água encanada, o morador ainda minimiza o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes.

5 – Circulação de ar 

Antes mesmo de começar a construir inclua no planejamento da casa um sistema de aproveitamento da água da chuva. O sistema indicado é o da tecnologia de minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis". O sistema foi criado a fim de fazer esse processo de forma correta, captando água da chuva, separando folhas e sujeira grossa automaticamente, filtrando parte da sujeira de telhados e com um ladrão para garantir que não transborde, além da proteção para evitar criadouros do mosquito da Dengue. Depois da captação e cloroficação o uso se adequa a atividades em que a água potável não seja fundamental, como irrigar plantas, descargas no banheiro, além da lavagem do quintal e de carros. Além de reduzir o consumo de água encanada, o morador ainda minimiza o escoamento do alto volume de água nas redes pluviais durante as chuvas fortes.   5 - Circulação de ar

Não é só em relação à água que é possível deixar a sua casa mais sustentável. A economia também pode ser alcançada quando se fala na circulação de ar em seus espaços internos, privilegiando o arejamento pelas movimentações naturais do vento no local. Uma maneira de garantir isso é planejar janelas em todos os cômodos, economizando no uso de ventiladores e ar condicionado. Pode-se valer também da tecnologia com termostatos programáveis que criam uma ambientação climática adequada para cada época do ano.

6 – Telhado verde

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Ainda no esforço de reduzir a temperatura interna da casa uma técnica eficiente é a construção de um telhado verde. A obra exige a instalação de uma estrutura específica na cobertura, havendo a necessidade de impermeabilizá-la. Depois da impermeabilização, acrescenta-se solo fértil e vegetação criando um jardim suspenso sobre a habitação. Dutos de irrigação e drenagem também fazem parte do projeto. Na escolha das plantas sugere-se flores e arbustos locais mais resistentes à chuva, à estiagem e que exijam pouca rega e poda. Além de reduzir o barulho dentro de casa e manter a temperatura constante, essa atitude ainda auxilia no combate aos gases de efeito estufa como agente capturador de CO2.

7 – Energia solar

7 dicas sustentáveis para construir sua casa consciente

Um dos atributos mais inteligentes de uma casa verde é a eficiência energética e um método ambientalmente correto de fornecer energia limpa é o sistema de captação de luz solar. O aproveitamento da luz e energia emitida diariamente pelo sol pode ser realizado através de painéis solares ou outros métodos, que as transformam em recurso reutilizável e sem poluição. Toda energia elétrica e mecânica gerada durante o dia pode ser usada pelos eletrodomésticos e demais equipamentos que estão consumindo energia naquele momento e se houver excedente, ele poderá ser acumulado como forma de crédito na conta do consumidor.

 

Deixe um comentário