Você saber como ter uma alimentação saudável? Tentar levar um estilo de vida com mais saúde é um baita desafio nos dias atuais: nosso tempo é corrido, existem mais alimentos processados do que nunca, entre outros. No entanto, pequenas mudanças podem ser benéficas para nossa saúde. Saiba quais no texto.
Quando o assunto é alimentação saudável, todos nós nos pegamos vez após outra criando metas impossíveis de ser saudável ou iniciando dietas tão complicadas que acabamos abandonando. Mas quando falamos de mudança de hábitos, a palavra que deve estar na cabeça é calma. Sim! Estamos falando de um hábito fortalecido durante anos e acreditar que podemos mudá-lo de uma hora para a outra é fantasioso e, mais do que tudo, frustrante.
Acompanhe esse texto para saber como estabelecer metas “cumpríveis” e mudar sua alimentação para melhor!
Vamos começar?
Primeiramente, o que é uma alimentação saudável? O Ministério da Saúde considera saudável uma alimentação que atenda aos seguintes critérios:
- Acessível física e financeiramente;
- Saborosa;
- Harmônica;
- Variada;
- Colorida;
- E segura sanitariamente.
Saiba como montar uma horta em casa e tornar sua alimentação mais saudável!
O que fazer?
Agora que você sabe o que é uma alimentação saudável, vamos te apresentar 10 passos para tornar seus hábitos alimentares mais sadios. Mas como falado no início do texto, é importante entender que esse é um processo gradual e ir com muita sede ao pote pode te atrapalhar a alcançar uma rotina mais saudável.
Uma forma de iniciar a sua jornada em busca da saúde é escolher alguns desses tópicos – os que te parecerem mais fáceis ou mais desafiadores – e implementá-los no seu dia-a-dia.
Passo 1: Fazer pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia, sem pular as refeições!
Isso evita que você fique muito tempo de barriga vazia e desenvolva gastrite e/ou exagere quando for comer. Também é interessante não beliscar nos intervalos das refeições. Esse hábito faz com que comamos sem perceber e sem saborear as refeições direito!
Passo 2: Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches
Se essa quantidade te parecer muito de início, por que não começar com uma porção de cada e ir aumentando gradativamente?
Passo 3: Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
Às vezes é difícil, mas seu corpo vai te agradecer ao diminuir ou se livrar da alimentação industrializada.
Passo 4: Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.
Também é importante se atentar à quantidade de sódio presente nos alimentos processados que você consome!
Passo 5: Beba pelo menos dois litros de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.
Parece muito, mas veja bem: dois litros são apenas seis a oito copos de água!
Passo 6: Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.
A atividade física deve ser a mais temida mudança. Mas, como já conversamos, vá no seu ritmo e respeite o tempo.
Mudar um pouquinho de cada vez é melhor do que não mudar nada! Assim, você consegue chegar onde você quer e ter uma vida mais saudável.
Curtiu as dicas? Tem alguma para deixar para a gente? Conte nos comentários!
Siga também a CBL no Facebook e Instagram.
Tags:alimentação, alimentos, mudanças, saúde, vida saudável