Coloridas e elegantes, as flores embelezam qualquer ambiente. A primavera acabou de começar e esta é a época do ano em que a maioria das espécies desabrocham. Por isso, o período é ideal para elaborar a decoração da sua casa usando floreios naturais. Cada tipo de flor pede um cuidado específico: frequência de irrigação, banhos de sol e etc. Além da poda, que contribui para que sua planta mantenha uma forma que agregue beleza ao espaço onde eles estão. Listamos cinco categorias e cada uma delas requer atenção e dedicação diferenciadas.
1 – Onze-horas
Podendo ser cultivada em todo país, as Onze-horas se adaptam a qualquer clima. No entanto, gostam muito de sol. Elas florescem o ano inteiro, apesar de ser menos ativa durante o inverno. São fáceis de plantar e exigem poucos cuidados durante seu o dia a dia. Suas pétalas são delicadas e possuem cores vibrantes. Elas têm esse nome por que, por volta da hora do almoço, quando o sol está a pino, seu florescimento atinge o ápice, característica típica da espécie das Portulacas.
2 – Orquídeas
Populares, as orquídeas são campeãs no uso interno; talvez por que pedem poucos cuidados. Muito delicadas, o ideal é que seu tronco fique apoiado em algum suporte. Também vale a pena substituir os vasos de plástico pelos de barro, pois são porosos e ajudam a drenar melhor a água. Essa espécie se adapta bem à meia-sombra, recebendo iluminação indireta. A dica indispensável é: preste atenção na coloração de sua folhagem, se estiver escura, então mude sua planta de lugar.
3 – Violetas
As violetas são muito admiradas. Pequenas, delicadas e de muitas cores, suas folhas são cobertas por uma penugem com uma textura que lembra o veludo. Suas flores são pequenas, mas nascem em abundância e não apresentam perfume. Elas não ocupam muito espaço e são fáceis de cultivar. A luminosidade é necessária para as violetas, mas também não pode ser excessiva. Irrigações em excesso também podem fazer com que suas raízes apodreçam. Apesar do nome, essa não é a única cor dessa espécie, elas existem também nas tonalidades cor-de-rosa, brancas e azuis.
4 – Lisiantos
O lisianto é uma flor original do Japão. Até os anos 30, existiam apenas as com pétalas roxas ou brancas. Porém, ao longo das décadas, por conta do melhoramento genético da planta, é possível encontrar flores dessa espécie com mais de uma cor numa mesma pétala. Suscetível a pragas, é importante se informar com o floricultor sobre quais produtos devem auxiliar no cultivo dessa planta.
5 – Azaleias
A Azaleia está presente em várias partes do mundo e se adapta facilmente em qualquer clima. Apesar de fortes e resistentes, está sujeita a ataques de algumas pragas, que podem ser combatidas com inseticidas à base de água. Pode ser encontrada nas cores brancas, rosas, vermelhas e em tons mesclados. O ideal é que a irrigação aconteça uma vez por semana, não mais que isso. Para garantir pétalas mais viçosas, o contato com o sol é indispensável todos os dias, mas não o dia todo.
As flores dão vida para os ambientes. A diversidade de cores, formas e tamanhos permite que elas sejam usadas como decoração nos mais diferentes estilos. Seja em ambientes coloridos ou mais sóbrios, nas salas, cozinhas ou escritórios, as flores atraem olhares de quem não abre mão de uma casa com um aspecto agradável, cheio de leveza a harmonia. A primavera acabou de chegar e vai até dezembro. Aproveite este período para decorar o seu lar nesta época do ano em que as flores estão mais vivas do que nunca!