Cinco razões para conhecer ou visitar Nova Venécia

Apesar de pequeno, o Espírito Santo é um estado cheio de belas paisagens e lugares incríveis para se visitar. Embora seja a quarta menor unidade federativa brasileira em tamanho, esse pedacinho de Brasil tem uma enorme variedade de atrações, cenários, clima e belezas naturais.

Na região noroeste do estado, se encontra a cidade de Nova Venécia. Com 46.031 habitantes (Censo/IBGE 2010), o município é o 12º mais populoso do Espírito Santo. Com relevo montanhoso e belas paisagens, Nova Venécia tem sua economia baseada no extrativismo mineral de rochas ornamentais e na agricultura.

Mas, você sabia que a extração de granito é tão importante para essa cidade que ela é considerada a capital do granito? E que Nova Venécia é um dos destinos com maior potencial para exploração do ecoturismo no Espírito Santo?

Conheça um pouco mais sobre Nova Venécia, simpática cidade situada a aproximadamente 250 km de Vitória:

1) Capital

A capital política e administrativa do Espírito Santo continua sendo Vitória. Nova Venécia também é conhecida como capital, mas no contexto da exploração de granito, que movimenta a economia e cria oportunidades de emprego e de negócio.

A cidade está encravada na região com maior potencial de exploração desse mineral em todo o Brasil, que faz do Espírito Santo o principal produtor de rochas ornamentais do país, com quase a metade da produção e da exportação nacionais desse item.

Com isso, Nova Venécia, apesar de manter a rotina de uma pequena cidade de interior, vem se tornando um importante polo de turismo de negócios que recebe visitantes de todo o Brasil e também de várias partes do mundo.

2) Infraestrutura

A cidade está estrategicamente localizada à meia distância das divisas entre Minas Gerais e Bahia e a pouco mais de uma hora de carro da praia de Guriri, em São Mateus.

Cortada pelas rodovias ES 130, ES 137, ES 220 e BR 381, Nova Venécia fica ainda a apenas 60 km do entroncamento com a BR 101, um dos mais importantes corredores viários do Brasil.

Além disso, a cidade também oferece boas opções para estudantes, com várias escolas de ensino fundamental e médio, entre elas, uma unidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O município também com duas faculdades.

3) Ecoturismo

Em Nova Venécia, o granito não é apenas um dos motores da economia local, como também a base de um grande potencial turístico do qual os venecianos se orgulham e que funciona como cartão postal da cidade, além de funcionarem como uma ótima opção para tirar as crianças de casa e levá-las para atividades ao ar livre.

Um dele é a Pedra do Elefante, um maciço de mais de 600 metros de altura localizado a cerca de apenas 10 km da sede do município. Rodeada pela mata e por um pequeno lago, a rocha encanta pela imponência e beleza em meio à paisagem.

A Pedra do Elefante é um símbolo tão querido pelos venecianos que a exploração de granito foi evitada nessa rocha para mantê-la preservada. Desde 2000, o local passou a ser oficialmente protegido ao se tornar uma área de preservação ambiental.

A Pedra da Fortaleza é outro ponto com vocação para o ecoturismo. Esse é o ponto mais alto de Nova Venécia, a uma altitude de mais de 900 metros e os visitantes podem optar por se hospedar nas bucólicas fazendas da região, onde podem se deliciar com a culinária típica.

4) Cidade Radical

Com tantas belezas naturais, as atrações turísticas de Nova Venécia oferecem mais do que a contemplação de lugares bonitos. Turistas e moradores também podem explorar a região realizando trilhas, caminhadas, escaladas, rapel e os mais radicais podem optar pelo motocross.

O município está incluído em um corredor ecológico chamado de Corredor do Elefante. A área é propícia para a prática de diversos esportes radicais e recebe, anualmente, o Enduro do Elefante, uma corrida radical de motos offroad pelo terreno irregular da região.

5) Rio Cricaré

A Veneza italiana é mundialmente conhecida como “Cidade das Águas” pelos seus inúmeros canais. A sua quase xará capixaba também guarda essa coincidência em relação à cidade europeia. O centro de Nova Venécia é banhado pelo Rio Cricaré, formando um belo cenário que une rio e montanhas.

Cricaré, na língua tupinambá significa “preguiçoso” e se refere à mansidão desse grande rio que, apesar de ser o segundo maior do Espírito Santo, tem correnteza calma na maior parte de seu leito. Mais importante curso-d’água do noroeste capixaba, o Rio Cricaré nasce em Minas Gerais e, em solo capixaba, atravessa sete municípios, refrescando o ambiente de Nova Venécia nas estações mais quentes.

Viu só? Esses são apenas alguns dos motivos para você não deixar de conhecer a região. Se já visitou Nova Venécia, conte pra gente o que mais gosta na cidade! E se é apaixonado nesse lugar assim como nós, não deixe de conferir as oportunidades de morar na região!

Ver comentários

  • Sou encantado com nova venecia,moro em Mantena, Como minha paixa é pescaar, por isso tenho
    vontade de morar em Nova Venecia, conheço a bb. ja fui na pedra do elefante,inclusive irei aí dia 17 e 18 /08/2019 para ver o desfile de carros antigos, Por outro lado conheçpo até a desagua no mar do rio
    cricaré inclusive o rio do norte que passa no patrimonio do xv, fico sexta,sabado e domingo acampado na cachoeira do inferno, no bis, por isso tenho paixao por Nova Venecia, Além de ter uma filha q

  • Nova venecia é o meu caminho, conheço-a bem, como o meu divertimento é pesca, fico as vezes acampado na cachoeira do infermo até 3 dias, no patrimonio do bis, perto de boa esperança, é ate acima de Nova Venecia, Como morador em mantena, tenho vontade de mudar para Nova Venecia, dia 17 e 18 de Agosto estarei ai para ver o desfile de carros Antigos,Tenho uma filho e um filho que formam este ano na Multivix. , conheço a Pedra do Elefante, Abb- e vários pontos turísco daí. Se Deus Quiser, concluirei esse sonho. Abraços

  • É uma pena que as mineradoras destruam tanta beleza. Nova Venécia é mais inteligente que isso. Fatiar o que eles têm de mais belo, não é justo. Eu tenho certeza que esse povo lindo achará uma solução para ganhar muito, mas muito mais dinheiro sem a destruição dessa natureza tão linda.