O brasileiro está sentindo no bolso os efeitos do atual período econômico de nosso país, mas com algumas dicas de economia é possível poupar dinheiro nesse momento e investir melhor. Reveja hábitos simples da família e veja como é possível fazer seu dinheiro render mais e sem grandes mudanças no seu estilo de vida.
1 – Uso da água
Não só pela questão econômica, mas também pela crise hídrica, fechar as torneiras se tornou preocupação de todos. Uma saída para fugir do aumento da tarifa e das multas contra o desperdício é reutilizar a água que sobra de algumas tarefas diárias ou até mesmo da chuva. Também é possível economizar trocando itens da sua casa como descarga e torneira, para modelos modernos que possuem sistemas diferentes de evitar o desperdício. Para mais informações, confira nosso post sobre como economizar água em casa.
2 – Energia elétrica
Com a energia mais cara a família brasileira tem que tomar cuidado para não tomar um choque com a conta. Mas com esse calor fica quase impossível não recorrer a ventiladores ou ar-condicionado. Uma alternativa é optar por deixar a casa mais fresca e ventilada naturalmente. Confira nesse post dicas para usar a construção do seu imóvel a seu favor.
3 – Consumo sustentável
É hora de rever seus hábitos de consumo pelo bem da sua fatura de cartão de crédito e do planeta. O consumo responsável está tomando força com ideias de redução, reutilização e reciclagem. Antes de comprar pergunte-se se realmente necessita daquilo neste momento e se é possível substituir por algo mais barato ou que já tenha em casa. Se for inevitável compare produtos e preços e dê preferência à durabilidade.
4 – Alimentação
A conta do supermercado foi uma das que mais subiram nos últimos meses. Mas como economizar em algo tão vital para nossa vida? Seguir rigorosamente uma lista é uma ótima opção para evitar os supérfluos, assim como pesquisar preços em estabelecimentos diferentes pode fazer a diferença no final do mês. Outra tendência que tem aumentado no dia-a-dia dos brasileiros é levar marmita para o trabalho. Assim, evita-se o gasto em restaurantes e também é possível melhorar a qualidade dos alimentos ingeridos. Escolha frutas e legumes da estação, que possuem melhores preços por conta da alta oferta.
Outras atitudes simples como adotar uma planilha de gastos ajudam a ter maior clareza das suas compras, pagamentos com cartão de crédito e parcelamentos. Mas, para que todas essas ações sejam bem-sucedidas é imprescindível a colaboração de toda a família, por isso, antes de mudar hábitos, converse com a sua de forma aberta e clara. Em momentos assim a união faz a diferença e o resultado será benéfico para todos. Fazendo seu dinheiro render será possível poupar e aproveitar para investir.