Categorias: Blog

Cores indicadas para cada ambiente da sua casa

Construir a própria casa é um momento emocionante e de muita importância. Mesmo antes de iniciar a obra, as pessoas sempre imaginam cada detalhe como se já estivesse pronto. Desses detalhes, a decoração e as cores de cada ambiente têm a ver com o conforto e com o estilo de cada um.

Separamos algumas dicas parao seu novo espaço de aconchego. Aproveite para saber qual cor tem mais a ver com o seu jeito, qual tonalidade tem mais a ver com o cantinho no qual você passará boa parte dos seus dias.

1 – Hall de entrada

É o cartão de visitas da casa, e para quem acredita que a primeira impressão é a que fica, preste atenção nas cores desse espaço. Cores alegres são as mais indicadas para receber as pessoas: amarelo, verde limão ou pêssego.

2 – Banheiro

Várias das sensações que temos vêm das cores. Uma delas é a sensação de limpeza, indispensável para os banheiros. As cores mais claras trazem essa característica. Portanto, aqui, prefira tons claros e cores como o amarelo, o branco, o creme, tons de areia ou gelo.

3 – Escritório

Esses locais, geralmente, serão destinados para momentos de leitura e estudos, então é importante que sejam bem iluminados. Portando, as cores mais claras são as mais indicadas. Alguns estudos da psicologia dizem que o amarelo é uma cor importante para quem está estudando, pois estimula a concentração.

4 – Sala de estar

Este é o espaço para reunir os amigos, para ter aquela boa conversa. O ideal é combinar a alegria com a tranquilidade. Escolha para a sua sala de estar as versões mais claras de cores que transmitam animação e felicidade: rosa, camomila, creme, marfim e até mesmo o amarelo.

5 – Sala de TV

Aqui, vai depender de como a pessoa prefere a sua experiência de assistir TV. O mais comum é a opção de que esses sejam lugares com pouca luminosidade. Assim, é importante escolher cores que funcionem bem no escuro ou com cortinas e persianas de tons mais fortes, como o preto ou o cinza escuro.

6 – Quarto de casal

Os quartos, por se tratarem de ambientes mais íntimos, possuem critérios de escolha mais próximos das preferências pessoais e distantes de convenções ou regras. De um modo em geral, as cores das paredes precisam ser compatíveis com toda a decoração. Opte por tons que construam um ambiente pessoal, íntimo, parecido com quem vai estar dentro dele.

7 – Quarto de filhos

Fatores como a idade podem influenciar na preferência das cores ou papéis de parede. É comum escolher as cores para os quartos dos filhos levando em conta padrões de gênero: azul para meninos e rosa para meninas, mas essas regras também podem ser quebradas ou ainda, o mais importante: levar em conta a opinião do próprio filho.

8 – Cozinha

Cores como o amarelo e o vermelho, de acordo com a psicologia das cores, estimulam o apetite. A cozinha, no entanto, é o lugar onde é mais comum promover misturas. Uma combinação de duas cores de azulejos pode ser bem-vinda. Independente das cores que você escolher, planejar e imaginar cada detalhe de uma nova casa é sempre muito prazeroso, não é verdade?

Gostou das dicas? Então confira as cores que são tendência em 2018.