Saiba mais sobre onde produz café arábica e conilon no Espírito Santo: Aracruz, Colatina, Linhares e Nova Venécia.
Tratando-se do segundo estado que mais produz café no Brasil, o Espírito Santo conta com várias cidades que plantam e comercializam grãos de qualidade para o país e exterior. Confira agora algumas dessas localidades:
Aracruz
Sendo uma das bases da economia aracruzense, a cidade conta com mais de 1.300 propriedades dedicadas ao plantio desse alimento (mais de 5 mil hectares). O tipo de grão preferido é o Conilon.
Este tipo de café é conhecido por ser resistente a pragas e doenças, o que diminui bastante as chances dessas plantações estragarem. Com relação ao sabor, o Conilon se mostra mais amargo e gosto mais marcante do que o modelo arábico, o mais produzido no país atualmente.
Colatina
Grande produtora de café na região norte do estado, Colatina gerou mais de 400 mil empregos diretos e indiretos apenas com a produção cafeeira no ano de 2017. Atualmente, ela é considerada uma das maiores produtoras de café Conilon do país.
No final de 2018, a Olam International, terceira maior agroindústria do mundo, fechou a construção de uma indústria de café solúvel na cidade. O novo empreendimento gerará cerca de 250 empregos diretos e 750 indiretos, gerando mais desenvolvimento para a região.
Linhares
No final do ano passado, a Companhia Cacique de Café Solúvel anunciou que irá construir já em 2019 uma nova indústria da sua marca na cidade de Linhares, ES. A empresa, produtora de café solúvel é a maior exportadora brasileira do produto.
Essa será a segunda indústria da Cacique, sendo a primeira sediada em Londrina (Paraná). De acordo com a Revista Cafeicultura, a decisão de instalar uma nova indústria foi estratégica, visto a importância que a região tem na produção de café brasileiro.
Nova Venécia
A cidade surgiu por conta da crescente produção de café que se instaurava pelo país no século XIX. O produto acabou aquecendo diferentes setores da economia e atraiu imigrantes italianos para a região.
Em uma dessas comunidades de imigrantes italianos no Espírito Santo, surge a cidade de Nova Venécia, que vinha a ser um grande produtor do grão até hoje: em 2017, ela produziu mais de 15,8 mil toneladas de grãos.
Portanto, ao tomar um cafezinho durante esse dia do café, lembre-se de que ele é um produto de qualidade, regional, e que possui grande importância para a economia brasileira!
Dica extra: para aproveitar as oportunidades das regiões cafeeiras, invista em lotes da CBL. Temos diferentes opções nas principais cidades produtoras, confira: lotes em Colatina, lotes em Aracruz, lotes em Linhares, lotes em Nova Venécia.
Tags:bebida, café, café capixaba, conilon, Dia do café, ES, produção