Categorias: Blog

Dicas de decoração para as escadas da sua casa

Ter uma escada bem no meio da sala vai além do recurso usado para o deslocamento de um andar para o outro. Essa estrutura ocupa um espaço físico e também visual. Existem inúmeros modelos de escadas e todas essas formas possíveis podem ser pensadas como um grande utensílio decorativo. O formato dos degraus, do corrimão, as cores usadas: são detalhes que fazem parte de toda a composição de um ambiente. Se, ao construir  ou reformar a sua casa, você optar por uma escada interna, use as nossas dicas de decoração para te inspirar:

1 – Textos na parte horizontal dos degraus

Que tal deixar o ambiente da sua casa repleto de poesia? A parte horizontal dos degraus da sua escada pode contribuir para isso. Palavras soltas que trazem boas vibrações ou até mesmo frases conhecidas dos seus autores favoritos. O layout desse texto nas escadas pode ser no estilo ‘preto no branco’ ou então usando algumas cores que dialoguem com o restante da decoração de todo o espaço. Combinar diferentes tipografias também pode ser uma boa ideia para deixar a sua escada ainda mais charmosa e elegante.

2 – Cores em degradê

Escadas internas são estruturas grandes que ocupam bastante espaço. Por isso, é importante que elas não quebrem a leveza dos lugares onde estão. Uma boa alternativa é usar as cores a seu favor. Tons leves e diferenciados de uma mesma cor ou de cores diferentes podem resultar em um belo arranjo degradê capaz de produzir efeitos visuais incríveis, transformando o subir e o descer numa experiência agradável e repleta de boas sensações.

3 – Use tapetes

A imponência de uma escada pode claramente vir acompanhada de muita elegância e requinte. Uma das maneiras de alcançar esse resultado é cobrindo os degraus com tapetes. Existem vários modelos e formatos. Um longo tecido cobrindo toda a escada ou pequenas peças, uma em cada degrau. Além de decorar a sua escadaria, os tapetes sempre trazem muito conforto e aconchego para os ambientes.

4 – Um lugar para objetos de decoração

Deixar objetos espalhados pela escada pode não ser um sinal de desorganização ou coisa de criança. Isso pode ser usado a seu favor e como uma alternativa para compor o cenário da sua casa. Uma boa dica é usar os cantinhos dos degraus para colocar alguns utensílios. Pequenos vasos com flores, pilhas de livros, luminárias. Quem vai definir o que colocar será a sua criatividade. O importante é que esses elementos fiquem dispostos de maneira organizada e dando a entender a intencionalidade. Caso contrário, poderá deixar a impressão de que foram jogados ali de qualquer maneira.

5 – Monte uma estante

A estrutura de uma escada deve ser pensada em sua totalidade, inclusive o espaço que fica debaixo dela. Para esses lugares o mais indicado é montar uma estante para guardar livros, objetos de decoração ou ainda outras opções que podem variar de acordo com o formato da escada e com o tamanho do espaço livre. No caso da estante ou de um armário, uma área que ficaria vaga poderá ser usada para guardar objetos e economizar outros espaços.

É importante pensar no formato e estilo da sua escada logo quando for projetar a sua construção. Toda a estrutura de degraus deve dialogar com o restante do ambiente, propondo um clima de harmonia, contribuindo para que a sua nova casa seja, de fato, seu novo lar.

Aproveite para conhecer os loteamentos da CBL. O lugar ideal com toda a estrutura necessária para você construir a sua casa do jeito que você sempre sonhou!