Subir em árvore para tirar fruta, brincar com os pés na terra, jogar futebol no quintal, ter constantemente passarinhos por perto. Não são apenas jogos eletrônicos que fazem a diversão das crianças de hoje. As que moram em loteamentos urbanos têm a sorte de viver uma espécie de infância “à moda antiga”.
A infraestrutura é moderna, mas a tranquilidade e o contato com a natureza permitem uma rotina que lembra os tempos dos avós. Eis um dos principais motivos para que famílias jovens escolham os bairros planejados.
A assistente social Liliane Ferreira Nunes Capucho, de 31 anos, mora em um loteamento em Aracruz desde agosto de 2013, com o marido, o operador de máquinas portuárias João Capucho e a filha Isabela, de 11 anos.
O quintal, gramado e com pé de jaboticaba, se tornou ponto de encontro da criançada: ora dos primos da menina, ora das amigas do colégio. A Princesa, a cadelinha pinscher da família, também entra na brincadeira.
“As crianças brincam no quintal, andam de bicicleta na frente de casa. É muito tranquilo. Morar no loteamento é uma grande conquista, é qualidade de vida principalmente para a nossa filha, por estar em contato com a natureza ter espaço para receber os colegas”, comenta Liliane.
O farmacêutico Herich Bitti Pinheiro, de 34 anos, casado com a assistente de professora Sabrina Tonon, 26, confessa que a possibilidade de a filha, Maria, de 1 ano e 7 meses, ter contato com a natureza foi um dos motivos para que escolhesse um loteamento para morar em Aracruz.
Nos planos dele, além de bastante vidro, para permitir luminosidade em uma casa duplex, laranjeiras e limoeiros no quintal. “Ainda não temos a planta. Nossa intenção é começar a construir ano que vem. Ter quintal é essencial, ainda mais para quem tem criança”, comenta.
Além do quintal, na maioria dos loteamentos da CBL Desenvolvimento Urbano a criançada tem à disposição área de lazer, com parquinho. No Morada Park, Centro de Aracruz, por exemplo, são duas áreas de lazer; e no próximo lançamento da empresa em Aracruz, haverá local para piquenique, academia ao ar livre e a primeira pista de skate do município. No Lagoa Park (Linhares) e no Flora Park (Nova Venécia), há campo de futebol – no primeiro, a grama é sintética.
O diretor da CBL Desenvolvimento Urbano Marcos Batista Machado lembra que a propaganda “boca a boca” da qualidade de vida nos loteamentos feita pelos moradores é uma das principais forças de venda da empresa.
“É comum que uma família moradora do loteamento, ao falar da experiência para amigos e parentes, acabe levando mais moradores para os bairros planejados”, explica.
A seguir, algumas opções de loteamentos:
Aracruz
Morada Park
Villa Santi
Enseada Ville e Riviera Park
Linhares
Lagoa Park
Nova Venécia
Flora Park