Em primeiro lugar, podemos garantir que a resposta é sim. Lote é imóvel!
No entanto, apesar da resposta ser bastante direta, vale dizer que essa é uma dúvida comum para quem está começando sua jornada no mercado imobiliário. Afinal, quando falamos em imóveis, muitas pessoas pensam primeiramente em casas, apartamentos ou prédios comerciais.
Em outras palavras: como os lotes e terrenos são ótimas opções de investimento no atual cenário econômico, é importante entender suas características para que os mesmos não passem despercebidos.
Qual é a diferença entre bem imóvel e bem móvel?
Como os próprios nomes sugerem, o imóvel é um bem/coisa que não pode ser movimentado, sem mudar a sua essência; já um bem móvel, ao contrário, é aquele que possui movimento próprio ou pode ser movimentado sem mudar a sua essência.
Uma casa pré-fabricada, por exemplo, pode ser considerada um bem móvel enquanto está exposta para ser vendida ou transportada. De acordo com o artigo 81 do Código Civil, ela só passa a ser considerada um bem imóvel após ser assentada sobre as fundações do adquirente.
Todavia, carros, eletrodomésticos e outros bens que possam estar dentro dessa casa após o assentamento continuam sendo bens móveis e não precisam ser registrados e, consequentemente, vendidas junto com o imóvel citado.
Por que o lote é considerado um imóvel?
Em complemento ao ponto citado acima, o artigo 79 do Código Civil determina que “são bens imóveis o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente”.
Ou seja, por serem fixos e permanentes no solo, todos os terrenos são classificados como imóveis. Os lotes seguem a mesma classificação por serem, segundo a legislação, uma versão fracionada desse mesmo solo.
Por conta disso, é importante lembrar que a propriedade de um lote deve estar registrada em um cartório de imóveis, assim como qualquer outro bem imobiliário. É esse registro que garante os direitos de posse e propriedade do terreno.
Outro ponto interessante é que, por conta de tal classificação, os terrenos devem estar na no grupo dos bens imóveis da seção de “Bens e Direitos” da declaração de imposto de renda. O valor declarado é o custo de aquisição do terreno e a valorização desde a sua aquisição.
Vale a pena investir em lotes?
A resposta também é sim e nós podemos provar!
1) Investimento seguro e rentável
Por se tratar de um bem imóvel, os lotes são duráveis e podem passar de geração em geração, com os direitos do proprietário estando sempre garantidos por lei mesmo em meio às oscilações do mercado.
Além disso, eles possuem uma tendência natural de valorizar-se ao longo do tempo. Ao contrário do que costuma acontecer com um apartamento, que no decorrer do tempo se desgasta, os lotes ganham valor durante os anos, podendo até valorizar mais rápido com novas obras ou melhorias.
Isso faz com que, entre as muitas possibilidades do mercado financeiro, investir em lotes seja uma das opções mais seguras e rentáveis.
2) Aumentando o patrimônio com economia
Lotes são incorporados ao patrimônio assim como qualquer outro bem imóvel. Porém, eles chamam atenção pelo baixo custo, visto que valorizam naturalmente sem que o proprietário precise pagar condomínio e gastar muito com manutenção.
Para melhorar, comprar o lote e construir costuma ser mais barato do que comprar uma casa ou apartamento pronto.
>>> Leia também: CBL Facilita | Comprar o terreno pensando na casa? Você pode!
3) Diversificação, liquidez e flexibilidade
Para quem busca diversificar seu portfólio de investimentos, os lotes são uma alternativa segura e rentável, que pode superar a rentabilidade do mercado de ações e garantir sua liquidez em caso de necessidade.
Considerando que sempre existem pessoas querendo morar e/ou construir, vender um lote costuma ser mais rápido do que outros bens. Isso sem contar que a valorização geralmente permite que o preço de venda supere o da compra.
Mas, caso você não queira vender seu terreno, não se preocupe: é possível adaptá-lo às suas necessidades e expectativas financeiras, sejam elas quais forem. É possível construir sua casa, alugar o espaço não construído para estacionamentos ou aproveitá-lo como fontes de renda secundárias.
Quer saber mais e adquirir seu imóvel? Fale com nossos Especialistas em Lotes para tirar mais dúvidas e garantir o futuro da sua família!
Tags:casa, imóvel, invista em lote, lote