Construir a casa própria, do jeito que você sempre sonhou, requer um bom planejamento financeiro e de obra. Nossa modalidade de lote + construção é uma excelente opção para viabilizar a realização desse sonho para você. Mas antes, que tal conhecer mais um pouco sobre cada etapa do processo de construção de uma casa? Acompanhe o post de hoje e saiba mais!
1 – Escolha do terreno
Comprar seu terreno com uma loteadora é uma ótima opção! Isso porque a CBL entrega lotes com toda a infraestrutura pronta para você construir sua casa: terraplanagem, pavimentação, drenagem pluvial, esgoto, rede de água, paisagismo, iluminação, o que já é um imenso adianto para sua obra, uma vez que ela já passou por todas as etapas de construção de um loteamento.
2 – Planejamento
Depois de escolher onde será sua casa, é hora de sentar e planejar. Crie listas, planilhas e organogramas que vão te ajudar a visualizar melhor prazos, gastos e uso de materiais. Sem essa etapa bem feita, você pode ter problemas lá na frente para construir a casa, então se dedique bem, mesmo que leve um tempo!
3 – Seleção dos profissionais
Hora de escolher quem vai te ajudar a colocar todos os planos em ação. Você vai precisar, principalmente, de contratar um arquiteto, um engenheiro e um mestre de obras. Com eles, você também vai conseguir conversar melhor sobre o projeto e ter auxílio no planejamento de construção da casa.
4 – Alvenaria
Como a CBL já adianta a fase de fundação, você vai começar pela alvenaria, já erguendo as paredes e dando início a construção da casa. O mestre de obras vai solicitar materiais como tijolos, cimento, areia, etc.
Essa fase vai demorar conforme os materiais escolhidos, condições climáticas e tamanho da equipe. Converse sempre com seu pedreiro e combine visitas acompanhadas de seu arquiteto para verificar se tudo está certo. Nossa dica na hora de construir a casa é investir em materiais de qualidade para ficar livre de problemas por muitos anos.
5 – Estrutura
A etapa de estrutura corresponde à instalação de colunas e vigas que darão sustentação à casa. Existem muitos tipos de estruturas e a mais comum para construir casas é a de concreto armado. Os outros tipos de estruturas que vêm ganhando mercado são a alvenaria estrutural, steel frame e tijolo ecológico.
6 – Instalação elétrica e hidráulica
Os sistemas que ficam por dentro das paredes são instalados neste momento: antes da finalização delas. Além de cabos e canos, é a hora de acrescentar o quadro de distribuição de energia, conexões e fios. Se o projeto incluir um sistema de gás e ar-condicionado, nesta etapa da construção da casa também é instalada a estrutura interna para a colocação deles. Desta forma, não será necessário quebrar as paredes depois.
7 – Laje e telhado
Agora sim sua casa começa a tomar mais forma! Após a instalação dos canos e tubos nas paredes, é construída a laje, que faz parte da estrutura que dá sustentação à casa e, por isso, deve seguir rigorosamente o projeto estrutural. Em seguida, é feito o telhado, que pode ser exposto ou embutido e usar telhas de cerâmica, fibrocimento, concreto, ecológica, PVC, entre outros materiais.
8 – Acabamento
O primeiro passo da fase de acabamento é a instalação de esquadrias. Depois, vem o contrapiso, revestimentos de reboco ou gesso, revestimentos e pisos e colocação de peças sanitárias e bancadas. Por fim, é feita a instalação de portas e vidros, torneiras, tomadas e iluminação. Depois dessas etapas, a casa está praticamente pronta, restando apenas a pintura e serviços complementares, como a jardinagem e a limpeza pós-obra.
Gostou do post? A CBL te ajuda a sair do aluguel e ter sua casa própria. Fale agora com um de nossos consultores de vendas!