Categorias: Blog

Que honra! Aracruz receberá revezamento da Tocha Olímpica

A chama olímpica é um dos símbolos mais importantes na história dos Jogos Olímpicos, que este ano têm como cidade-sede o Rio de Janeiro. Mas antes de chegar à Cidade Maravilhosa a chama será conduzida em uma tocha por um grande revezamento através de outras cidades brasileiras.

Na última quarta-feira (24) foi revelado o roteiro oficial do trajeto e participando dessa festa a cidade de Aracruz foi uma das escolhidas para receber a tocha. O município está entre as nove cidades do Espírito Santo a ter essa honra olímpica. Em 95 dias serão percorridas 329 cidades, e Aracruz será a segunda cidade do estado por onde passará a chama.

Tudo terá início com a cerimônia de acendimento da chama na cidade grega de Olímpia em 21 de abril, começando seu percurso no Brasil em 3 de maio, a partir de Brasília. No dia 18 de maio a tocha chega à Aracruz trazendo a mensagem olímpica de paz, união e amizade para os moradores e visitantes da cidade.

Esse significado de integração entre os povos vem do simbolismo que a história da chama traz. Os gregos mandavam mensageiros pelas cidades-Estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições. Por isso, o revezamento da tocha é considerado um momento tão especial para o mundo e Aracruz poderá fazer parte dessa tradição secular.

Dentre os critérios de escolha das cidades para o percurso foi analisado o interesse turístico e a logística. Aracruz também será responsável por divulgar os aspectos da cultura local. Com suas belas praias, povo guerreiro, natureza exuberante, cultura indígena e desenvolvimento industrial, a cidade tem muito a mostrar e a encantar os brasileiros.

A CBL já está ansiosa por ver a tocha olímpica passando por essa cidade foco de investimento e desenvolvimento urbano.