Categorias: Blog

Aracruz é oitava cidade pequena mais desenvolvida do Brasil

Além de ser um dos maiores municípios em extensão territorial do Espírito Santo, Aracruz agora também se destaca como o melhor desenvolvimento econômico do Estado e o oitavo maior do país, na categoria de cidade pequena. O estudo produzido com exclusividade pela consultoria Urban Systems listou as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil para compor a pesquisa “As melhores cidades do Brasil para fazer negócios”, publicado na Revista EXAME.

A análise levantou dados de 348 cidades com população entre 50.000 e 100.000 habitantes que se encaixam no conceito de “média-pequenas”. Dentro dessa classificação se situam municípios responsáveis por 10% de tudo o que é produzido no país, além de concentrar 11% das empresas e 12% da população.

Aracruz faz parte da maioria das cidades que apresentaram alto grau de desenvolvimento e que estão próximas de grandes municípios ou de regiões metropolitanas, como a Grande Vitória (83 km da capital) mostrando que o apoio estrutural do vizinho é muito importante em um primeiro momento, diminuindo sua influência com o tempo, à medida que o potencial econômico da cidade se desenvolve. Willian Rigon, responsável pela pesquisa diz que “não é raro que muitas delas deixem de ser parte de um polo para se tornarem sozinhas polos de investimento”. Como é o caso de Aracruz, referência por concentrar grandes indústrias e notável rede logística com um dos portos mais importantes do país.

Outro fator comum às cidades do ranking é que elas são impulsionadas por um setor econômico bem desenvolvido, considerados “âncoras de desenvolvimento”. É assim com Aracruz e o setor de celulose que é responsável pela maior produção de celulose de eucalipto do mundo. Mas a virada do município capixaba, e dos outros que compõem a pesquisa, se dá justamente quando as atividades se diversificam para outros setores incluindo a população em geral. Aracruz aqueceu seu setor de prestação de serviços, consequentemente desenvolvendo o comércio local, além da agricultura e turismo que também ganharam destaque na contribuição econômica. Assim, a cidade foi capaz de enfrentar momentos de crise sem depender de um único setor.

Quem apostou alto na cidade de Aracruz agora colhe os frutos desse forte desenvolvimento, como no caso da CBL, especialista em bairros planejados fincou sua bandeira na cidade, gerando e levando infraestrutura diferenciada a seis bairros planejados que redefiniram a moradia qualificada no município. Dessa forma, Aracruz agora consegue absorver de forma ordenada a população que chega em busca de grandes oportunidades na indústria local.

A oitava posição foi resultado da análise de 13 indicadores econômicos, como PIB per capita, crescimento dos empregos formais, importações e exportações. Cada um dos critérios ganhou um peso de acordo com sua importância, totalizando 14 pontos. Confira a seguir os índices da pesquisa que deram a Aracruz o oitavo lugar entre outras 49 cidades brasileiras:

Nota (de 0 a 14): 4,938
População estimada¹: 95.056
PIB per capita (em reais)²: 43.972,06
Esperança de vida ao nascer (em anos): 75,26
Taxa de analfabetismo (em %)³: 7,4

1- Em 2015; 2- Em 2012; 3 – Em 2010 para população acima de 15 anos