• Blog
  • Conheça as etapas de construção de um loteamento

Conheça as etapas de construção de um loteamento

Conheça as etapas de construção de um loteamento

Conheça as etapas de construção de um loteamento

Antes de os nossos loteamentos estarem prontos e os lotes serem entregues aos seus compradores, a área escolhida passa por diversas etapas de construção. E é através dessas etapas que garantimos que os nossos empreendimentos ofereçam infraestrutura completa e de qualidade.  

Maior loteadora do Espírito Santo, desde 2008 no mercado, com loteamentos em Aracruz, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Linhares, Nova Venécia, Serra, Viana e Vila Velha, a Lotes CBL preza pelo cumprimento dos requisitos de cada etapa de construção, respeitando as todas as técnicas necessárias.  

Já parou para pensar em todas as fases e processos que antecedem a entrega de um loteamento? No texto de hoje você ficará por dentro do passo a passo da construção dos loteamentos CBL. Boa leitura! 

Fase 1: Topografia

Para a realização de um loteamento, o primeiro passo é o levantamento topográfico do terreno. 

Esse levantamento é dividido em várias fases, como coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor o relatório e a planta da área.

Primeiramente, realiza-se a marcação da poligonal do empreendimento, ou seja, os limites da área que o loteamento ocupará. Posteriormente, será realizada a locação das quadras, ruas e lotes, com base no projeto urbanístico aprovado pela prefeitura local.

IMPORTANTE! Todas as etapas seguintes são precedidas por demarcações topográficas baseadas em projetos aprovados pela prefeitura local e concessionárias de água, esgoto e energia elétrica.

Fase 2: Terraplanagem

A terraplanagem é a investigação complexa de todas as características do terreno, a partir de normas técnicas e padrões de qualidade vigentes. Nessa etapa serão analisados fatores como o dimensionamento de contenções, a estabilidade dos taludes de corte e aterro, a estimativa de recalques e a análise da suscetibilidade do solo à erosão.

Todos esses aspectos do projeto de terraplanagem para loteamentos permitem a determinação do possível comportamento do terreno diante da construção do empreendimento, evitando imprevistos e garantindo uma obra eficiente e segura.

Fase 3: Drenagem

A elaboração do projeto de drenagem consiste em criar redes para escoar as águas da chuva em um terreno. Esse sistema pode ser efetuado com tubos, canais, valas, fossos ou túneis.

O Projeto de Drenagem do loteamento é essencial para o desenvolvimento e aprovação do projeto do empreendimento em sua totalidade, sendo item obrigatório e exigido pelas Prefeituras Municipais.

Bem como o projeto de rede de água e esgoto, o projeto de drenagem deve considerar o padrão adotado por cada município e suas particularidades.

Fase 4: Rede de esgoto

Essa fase consiste na instalação da tubulação que coletará o esgoto doméstico que será gerado pelas futuras residências do loteamento. 

Inicialmente é feita a abertura de valas para instalação dos tubos e, posteriormente, é feito reaterro. O esgoto produzido será levado a rede de esgoto do município e quando não houver, será construída uma Estação de Tratamento de Esgoto para recebimentos dos efluentes domésticos. 

Fase 5: Rede de água

Construção da rede de distribuição de água para abastecer as residências do loteamento. Assim como a rede de esgoto, nessa fase abrem-se valas para a instalação dos tubos e posterior reaterro. 

Fase 6: Pavimentação

Após todas as intervenções necessárias para a instalação das tubulações acima mencionadas, inicia-se a pavimentação

É nessa etapa que a área das ruas será revestida com o pavimento. Além disso, haverá a instalação dos meio fio para a delimitação das ruas.

Fases 7 e 8: iluminação e rede elétrica

É nessa fase que ocorre a instalação de postes, cabos, transformadores e luminárias ao longo das ruas do terreno, possibilitando a entrega da energia aos domicílios e a iluminação das vias. 

Agora que você já conhece as etapas construtivas dos loteamentos CBL, já sabe quem escolher quando o assunto for a compra de um lote, seja para construir, seja para investir

Fale conosco, conheça os nossos empreendimentos e tenha a garantia de fazer a escolha certa. 

 

Deixe um comentário