• Blog
  • Valorização de um imóvel: como funciona? Saiba aqui!

Valorização de um imóvel: como funciona? Saiba aqui!

Valorização de um imóvel: como funciona? Saiba aqui!

Valorização de um imóvel: como funciona? Saiba aqui!

A valorização de imóveis é um tema de interesse de muitos. As dúvidas afastam, em especial, quem deseja comprar um lote ou uma propriedade para investir no setor imobiliário, mas não conhece as vantagens e possíveis desvantagens do negócio. Por isso, nesse artigo iremos te ajudar.

 

Afinal, ao adquirir um bem como um lote é importante compreender o que esperar do futuro. Se o seu objetivo é morar, a valorização tende a influenciar na qualidade de vida; se for investir, o fator primordial é a possibilidade de gerar lucro e blindagem de patrimônio a longo prazo.

 

Pensando nisso, explicaremos o que é a valorização de imóveis, apresentaremos os fatores que a influenciam e te ajudaremos a entender a rentabilidade do setor imobiliário.

 

O que é valorização de um imóvel?

 

Antes de saber como funciona, é necessário saber que a valorização de um imóvel se trata do aumento do valor de mercado de uma propriedade — comercial ou residencial — com o passar do tempo. 

 

Muita gente acredita que a valorização é constante, porém, vários fatores podem influenciar no aumento ou na diminuição do valor, incluindo mudanças no entorno e as condições do mercado. 

 

No entanto, apesar de não existirem padrões de valorização definidos, pesquisas realizadas pela Ademi-ES e pelo Índice FipeZap de Venda Residencial apontam que, a longo prazo, os imóveis podem render mais do que as principais aplicações do mercado financeiro. 

 

>>> Saiba aqui sobre o Programa Facilita, que te ajuda na compra do lote + construção da casa própria com financiamento da Caixa Econonômica Federal.

 

Fatores que ajudam na valorização

 

Mesmo que existam variações, é possível identificar fatores que contribuem para a valorização do seu imóvel. Continue lendo para conferir os principais e ficar de olho na hora de escolher o seu lote.

 

1 – Localização

 

A localização é indiscutivelmente um dos fatores mais importantes na precificação de lotes, casas ou apartamentos. Tanto que é comum imóveis parecidos receberem preços diferentes por conta da região.

 

Mas lembre-se: esse aspecto também inclui a proximidade das áreas centrais, o potencial produtivo da área e o crescimento da cidade como um todo.  

 

2 – Infraestrutura

 

Outro fator decisivo é a existência de uma boa infraestrutura no entorno. Ter opções de lazer, alimentação e comércio, principalmente serviços essenciais como farmácias e supermercados, aumentam a procura na região e contribuem para o crescimento do valor de mercado. 

 

Além disso, a infraestrutura também inclui a pavimentação de ruas, a iluminação e a presença de sistemas de água e esgoto. Tudo que proporcione conforto e qualidade de vida. 

 

3 – Mobilidade

 

Apesar de contribuir bastante com a mobilidade urbana, a infraestrutura não deve ser confundida com a acessibilidade dos imóveis. Nesse caso, a valorização se torna tendência por conta da qualidade das vias de acesso ou da proximidade com pontos de contato com o transporte público. 

 

A dica é pesquisar muito sobre a região e os projetos ligados a ela. Assim, você pode se antecipar e adquirir o imóvel antes do desenvolvimento impactar nos valores. 

 

>>> Conheça o programa Invista em Lote e descubra como alguns clientes alcançaram até 83% de ganho acima da poupança!*

 

Será que o meu imóvel valorizou?

 

Como foi dito anteriormente, a valorização de um imóvel depende de vários fatores. Para chegar a um resultado satisfatório, é necessário considerar, por exemplo, o impacto de reformas se for um imóvel construído ou um lote, custos burocráticos e possíveis mudanças no entorno. 

 

A construção de um novo terminal rodoviário ou a chegada de uma grande empresa, por exemplo, contribuem na valorização do lote. Em resumo, para saber se o imóvel sofrerá valorização, considere o desenvolvimento da região e a grande procura de possíveis moradores e empresas por aquele local.

 

Quem está de olho no futuro, pode lucrar muito nesse momento, e é nesse ponto que a solidez e a consistência dos investimentos em imóveis os coloca entre os mais seguros e rentáveis do mercado. 

 

Esse artigo tirou as suas dúvidas? Por isso, não perca tempo: fale com um de nossos Especialistas em Lotes e comece a investir hoje mesmo no setor de lotes e garanta um futuro seguro e rentável!

Deixe um comentário