• Blog
  • As tendências para o mercado imobiliário em 2024

As tendências para o mercado imobiliário em 2024

As tendências para o mercado imobiliário em 2024

As tendências para o mercado imobiliário em 2024

O mercado imobiliário está sempre em evolução, e 2024 não será diferente. Com as mudanças constantes na economia, tecnologia e estilo de vida, é normal que novas tendências acabem surgindo e moldando o cenário imobiliário com o passar do tempo. 

 

Por mais que seja difícil realizar previsões precisas, é possível analisar alguns fatores que devem influenciar os próximos meses, impactando de forma promissora o setor. Leia até o final para conhecer algumas dessas tendências, que valem para corretores, moradores e investidores. 

 

1) Mais financiamento e acessibilidade

 

Atualmente, o Brasil vive um cenário econômico marcado por alguns fatores interessantes. Entre eles, vale destacar a redução constante das taxas de juros, a aprovação de um orçamento superior para o FGTS, a inflação relativamente controlada e as novas regras do Minha Casa, Minha Vida (acompanhadas por um investimento previsto de R$ 13,7 bilhões).

 

A união desses pontos sugere tanto um aumento geral do poder de compra, quanto o aumento do acesso ao crédito imobiliário para os imóveis ou terrenos econômicos. Em ambos os cenários, os resultados devem ser boas oportunidades para quem pretende investir no setor. 

 

2) A expansão ainda maior do mercado de aluguel

 

Em 2023, o aluguel se consolidou como a realidade do brasileiro. Não é à toa que, segundo  os dados da PNAD, o percentual da população que morava de aluguel subiu de 16% para 21% de 2016 para cá

 

Considerando também o momento de estabilização dos preços, após um período de alta pós-pandemia, 2024 promete continuar a expansão desse mercado, em especial nos centros urbanos. 

 

Em outras palavras, vale a pena os corretores e investidores ficarem de olho nessa tendência para incorporá-la em sua estratégia de venda ou em sua cartela de investimentos.

 

3) Sustentabilidade e eficiência energética

 

A consciência ambiental continua a crescer, refletindo diretamente nas preferências dos compradores por propriedades com pegada sustentável. Entram em cena imóveis com sistemas de energia renovável, tecnologias eco-friendly e terrenos com muitas áreas verdes. 

 

Ou seja, incorporar práticas e tecnologias ecológicas tem se tornado, cada vez mais, uma vantagem competitiva no mercado. Empresas, propriedades e imóveis que respondam a essa demanda por eficiência energética e sustentabilidade certamente terão mais destaque e apresentarão maior potencial de valorização.

 

4) Foco no desenvolvimento urbano sustentável

 

Quando o assunto é o desenvolvimento da cidade como um todo, a sustentabilidade permanece em foco. Isso porque as cidades estão buscando soluções inovadoras e ecologicamente saudáveis com propósitos muito interessantes: resolver problemas de mobilidade e aumentar a qualidade de vida. 

 

Nesse cenário, o surgimento cada vez mais frequente de bairros planejados pode se tornar tendência, visto que esses espaços pensam na organização urbana a partir da criação de espaços verdes, da interação entre pessoas e da proximidade estratégica com grandes centros, facilitando a vida dos moradores e diminuindo o impacto ambiental. 

 

Um cenário eficiente que, lembrando, já é realidade em todos os empreendimentos da Lotes CBL

 

5) Casas mais inteligentes, mercados mais tecnológicos

 

A revolução das casas inteligentes é um caminho sem volta. É natural que, daqui para frente, os compradores concentrem suas buscas em residências equipadas com sistemas de automação e integração de dispositivos, ou terrenos em que seja mais fácil instalar tecnologias emergentes. 

 

No entanto, se engana quem pensa que a tecnologia ficará apenas dentro das casas. Em 2024, provavelmente acompanharemos a solidificação dos ambientes digitais no mercado imobiliário, influenciando todos os atores que fazem parte do setor. 

 

Isso significa que corretores, investidores e futuros moradores devem ficar atentos aos benefícios da inteligência artificial, da realidade aumentada e de outras tecnologias semelhantes. Elas são parte essencial na criação de experiências virtuais e podem influenciar todo o processo, da apresentação de imóveis ou terrenos ao processo de compra em si. 

 

Para exemplificar, hoje, um possível comprador pode fazer uma visita virtual, conversar com os corretores e finalizar o processo de compra, incluindo a assinatura da documentação, sem sair de casa.

 

Conclusão

 

Nos sete primeiros meses de 2023, o mercado imobiliário no Brasil registrou um impressionante crescimento de 14,4% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Levando em consideração esses dados e todas as expansões citadas acima, a expectativa é de um ano ainda melhor para o setor. 

 

Ao mesmo tempo, o dinamismo do mercado e o possível fortalecimento da sustentabilidade, das inovações tecnológicas e da mobilidade como tendências centrais devem proporcionar grandes oportunidades para compradores, vendedores e investidores do ramo. Em outras palavras, quem estiver atento e preparado para abraçar o futuro do mercado imobiliário, tem tudo para prosperar em 2024.

 

Um dos caminhos para o sucesso é falar hoje mesmo com um Especialista em Lotes. Assim, você fica por dentro de todas as novidades e já começa a construir seu futuro desde o início do ano, seja adquirindo um lote para construir a casa própria ou aplicando seu dinheiro em uma opção de investimento segura e rentável. 

Tags:, ,

Deixe um comentário