• Blog
  • Bairro Planejado: O que é e quais são as vantagens?

Bairro Planejado: O que é e quais são as vantagens?

Bairro Planejado: O que é e quais são as vantagens?

Bairro Planejado: O que é e quais são as vantagens?

Quando falamos sobre a tranquilidade de morar ou investir em um loteamento da CBL, os bairros planejados ganham destaque. Por isso, a pergunta de hoje é: você sabe o que é um bairro planejado? 

 

No artigo de hoje, vamos explicar o que é esse conceito e quais são vantagens – para moradores e investidores – de adquirir um lote que respeite essa ideia.

 

O que são bairros planejados?

 

Os bairros planejados são espaços urbanos construídos a partir de projetos urbanísticos que detalham, organizam e integram da melhor forma possível os espaços destinados para ruas largas, imóveis residenciais, comércio, espaços de lazer e áreas verdes.

 

Como esse trabalho é realizado por engenheiros e arquitetos especializados no tema antes do processo de ocupação, essas áreas crescem de maneira completamente diferente em relação aos bairros convencionais. Esses últimos, geralmente, são ocupados de forma desorganizada e espontânea, enquanto os bairros planejados são concebidos com o intuito de oferecer experiências mais ordenadas, eficientes e agradáveis para os seus moradores.

 

É sobre considerar todos os aspectos urbanísticos, sociais e ambientais que compõem a cidade para construir um local que atenda, com eficiência, as necessidades dos possíveis moradores ou investidores, proporcionando bem-estar e tranquilidade.

 

Quais são as vantagens do bairro planejado?

 

Mobilidade urbana

 

Um dos pontos mais importantes da concepção de um bairro planejado é, sem nenhuma dúvida, a mobilidade urbana. Ou seja, os projetos levam em consideração a localização, a proximidade de serviços essenciais, a facilidade de locomoção, a integração com sistemas de transporte e outros fatores estruturais, como a largura das vias. 

 

O importante é que o morador possa se localizar, se locomover e chegar ao seu destino (principalmente os mais próximos e necessários) com tranquilidade. 

 

Infraestrutura completa

 

Outro ponto forte dos bairros planejados é a sua infraestrutura completa, moderna e bem pensada. Ruas largas, pavimentadas e bem iluminadas, rede de esgoto, calçadas amplas, e redes de distribuição de água e energia eficientes estão entre as características que contribuem para a comodidade e praticidade do dia a dia dos moradores. 

 

Quando a infraestrutura é levada a sério desde o início, os bairros podem evitar problemas futuros, como congestionamentos de tráfego e escassez de recursos, gerando conforto, tranquilidade e qualidade de vida para os moradores ao mesmo tempo em que atraem novos investidores para a região.

 

Uso eficiente do espaço

 

Esses bairros são planejados e estruturados com um objetivo essencial: otimizar o aproveitamento do espaço disponível. Com isso, a tendência é viabilizar uma distribuição populacional mais ordenada, promover a convivência entre os moradores e criar um ambiente urbano que atenda às necessidades da comunidade.

 

Para exemplificar, a criação planejada de espaços públicos e áreas comuns, como praças e parques, incentivam a interação e possibilitam a criação de vínculos emocionais com os vizinhos.

 

Qualidade de vida + facilidade de investimento

 

Tudo isso gira em torno de um propósito maior: criar ambientes que melhorem a qualidade de vida dos moradores. Uma realidade que, por sua vez, atraem novos moradores e investidores. 

 

Afinal, quem deseja alugar uma casa ou revender o terreno, terá mais facilidade no momento de rentabilizar seu investimento por conta de sua localização em um bairro planejado. 

 

Agora é sua vez!

 

Já se imaginou vivendo em um lugar totalmente pensado para as suas necessidades, com áreas de lazer, ruas 100% asfaltadas, paisagismo aconchegante, infraestrutura completa e mobilidade urbana? Todos os empreendimentos da Lotes CBL são assim!

 

Fale com nossos Especialistas em Lotes e realize o melhor negócio da sua vida, morando ou investindo em um bairro planejado!

Tags:,

Deixe um comentário