• Blog
  • 4 formas de renda para seu investimento em lotes

4 formas de renda para seu investimento em lotes

4 formas de renda para seu investimento em lotes

4 formas de renda para seu investimento em lotes

Investir em lote é o primeiro passo para construir um futuro rentável e seguro. Afinal de contas, eles são bens duráveis e incorporados ao patrimônio, que podem passar de geração em geração, possuindo uma tendência natural de valorizar-se ao longo do tempo. 

 

No entanto, existe outra qualidade dos lotes que também é muito importante nesse processo: sua versatilidade. Durante os anos, o terreno pode ser um lar, moeda de troca em outros investimentos ou uma fonte de renda constante, se adaptando às suas necessidades e expectativas financeiras.

 

No artigo de hoje, você confere algumas formas de transformar seu terreno em fonte de renda e, assim, conquistar a qualidade de vida que sempre sonhou!

 

1) Vendo ou troco esse lote

 

Para começar, uma das formas mais simples, diretas e conhecidas de ganhar dinheiro com seu lote é vendê-lo ou trocá-lo em um momento de valorização. Em outras palavras: você adquire um terreno, espera um momento de alta nos preços (seja pelo crescimento do entorno ou por efeitos do mercado) e o utiliza em um negócio.

 

Nesse caso, é possível realizar a venda ou transformá-lo em moeda de troca para outros investimentos. 

 

2) Chegou a hora de alugar

 

Quando existem casas ou prédios construídos no seu lote e você não os utiliza como moradia, é possível aproveitar o aumento na demanda por imóveis alugados em toda a América Latina para criar outra fonte de renda. Vale alugar diretamente para outras pessoas, entrar em contato com empresas que possam realizar a mediação ou até mesmo disponibilizar os imóveis em aplicativos como Airbnb.

 

Dica extra: caso esse imóvel seja na praia, existe a possibilidade de utilizá-lo e alugá-lo “ao mesmo tempo”. Como muitas pessoas buscam casas de veraneio para alugar em feriados ou períodos de férias (inclusive fora do verão), você pode aderir ao movimento quando decidir ficar em casa ou viajar para outro lugar, garantindo uma fonte de renda extra. 

 

>>> Leia também: 5 benefícios de ter uma casa na praia

 

3) Esse lote é utilizado para fins comerciais

 

Dependendo da região em que o seu terreno está localizado, uma boa alternativa de rentabilização é realizar parcerias com empreendedores locais ou criar um negócio próprio. Dessa maneira, o local se torna um ponto comercial, garantindo um fluxo constante de renda e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

 

Entretanto, vale lembrar que utilizar seu lote comercialmente vai além da possibilidade de arrendar seu lote para um comerciante ou abrir, por exemplo, seu próprio restaurante. Existem opções mais criativas de uso, como a criação de um estacionamento e a liberação do espaço para a instalação de outdoors. 

 

4) Investimento em energias renováveis

 

Falando em criatividade, o contexto moderno também pode oferecer oportunidades inovadoras para rentabilizar seu lote. Uma das ideias mais interessantes é a concessão do terreno para a instalação de painéis solares. 

 

Nesse caso, você vai permitir que uma empresa analise o potencial do seu terreno e, em caso de aprovação, o utilize na criação de fazendas solares. Em estados com alto índice de incidência solar, esse movimento se tornou comum e já criou uma nova forma de distribuir energia: a geração distribuída. 

 

Em resumo, com uma análise cuidadosa das condições locais e um pouco de criatividade, você pode transformar seu lote em fonte de renda das maneiras mais diversas, ampliando as possibilidades de retorno financeiro. Em alguns casos, além dos benefícios financeiros, você pode contribuir ativamente para o desenvolvimento da região e para a construção de um futuro mais sustentável.

 

Ficou interessado? Fale com nossos Especialistas em Lotes, descubra mais benefícios de investir em lotes e garanta um futuro promissor para você e suas próximas gerações!

Tags:,

Deixe um comentário