• Blog
  • Inteligências Artificiais: como elas vão transformar nossas casas?

Inteligências Artificiais: como elas vão transformar nossas casas?

Inteligências Artificiais: como elas vão transformar nossas casas?

Inteligências Artificiais: como elas vão transformar nossas casas?

Já imaginou como seria viajar sem celular e ficar dias sem ter nenhuma notícia de casa? Ou precisar ir até uma locadora para alugar um filme, que hoje está disponível na palma da mão?

 

Para alguns, pode parecer que estamos falando de um passado distante, mas a verdade é que esses exemplos faziam parte da nossa realidade há cerca de dez ou quinze anos..

 

Não fazem mais porque a tecnologia está em constante evolução, gerando mudanças significativas na sociedade. Entre a coleta massiva de dados, o armazenamento em nuvens e o aprimoramento (acelerado) das inteligências artificiais, cada novidade transforma as experiências no mundo digital e a maneira como nos relacionamos com tudo que nos cerca

 

Em outras palavras: a tecnologia se transforma e, paralelamente, transforma a vida das pessoas em todos os âmbitos. Incluindo, nossas casas… 

 

Conceitos importantes

 

No entanto, antes de falar sobre inteligências artificiais e o futuro das residências, precisamos reunir alguns conceitos que se tornaram mais e mais importantes nos últimos anos. 

 

Indústria 4.0

 

Também conhecido como a Quarta Revolução Industrial, esse movimento é marcado pelo aumento da digitalização, da conectividade e da automatização em nível industrial com o objetivo de ampliar a produção em massa.

 

No entanto, esse conceito pode estar próximo de envelhecer. Muitos especialistas dizem que já entramos na Indústria 5.0 com foco na “personalização em massa”. Ou seja, criação  de produtos personalizados para cada indivíduo que podem ser produzidos em grande escala.

 

Sociedade 5.0

 

É um modelo de organização social em que as tecnologias se afastam dos setores produtivos para transformar o dia a dia de todos, sendo aplicados com o intuito de incentivar a sustentabilidade, a diversidade e a qualidade de vida da população.

 

Internet das coisas

 

Uma espécie de evolução da era digital, a Internet das Coisas (IoT) nasceu com o objetivo de conectar mais dispositivos à internet, modificando e automatizando equipamentos do dia a dia que nem sempre precisaram de Wi-Fi para funcionar. 

 

Geladeiras, lâmpadas e fechaduras ainda não precisam, mas já possuem versões modernas que se conectam plenamente a celulares e outros dispositivos tecnológicos. 

 

Inteligência Artificial

 

Por fim, mas não menos importante, temos esse conceito que, desde de sua origem na década de 50, já foi aplicado de formas diferentes no desenvolvimento da internet, da robótica e do processamento de dados. 

 

Atualmente, as inteligências artificiais mais conhecidas são aquelas que participam da nossa vida de forma mais direta. Alguns bons exemplos são os filtros criados para redes sociais, os aplicativos que geram textos e imagens a partir de pesquisas na internet e os assistentes virtuais.

 

As inteligências artificiais dentro de casa

 

Neste cenário de constante evolução, é impossível negar que a inteligência artificial se tornou o assunto do momento. E não poderia ser diferente, visto que a amplitude de aplicações tem influenciado diferentes aspectos de nossas vidas. 

 

Logicamente, essa revolução digital também movimenta o ambiente doméstico, tornando-o cada vez mais inteligentes, eficientes e conectados. Por isso, reunimos alguns aspectos de nossas casas que estão sendo redefinidos e transformados pelas inteligências artificiais.

 

Automação Residencial

 

Os sistemas de automação residencial – que misturam inteligência artificial e Internet das Coisas – estão entre os grandes responsáveis pelo que chamamos de casas inteligentes. Afinal de contas, é graças a eles que os moradores podem controlar iluminação, eletrodomésticos e sistemas de segurança com um único comando, de qualquer lugar do mundo. 

 

Não só isso… Em alguns casos, a capacidade de aprender padrões de comportamento permite que esses sistemas antecipem as necessidades dos moradores, otimizando o consumo de energia e aumentando a eficiência por conta própria. 

 

Assistência Virtual

 

O que a Alexa, o Google Assistant e a Siri têm em comum?

 

São três assistentes virtuais baseados em inteligência artificial que estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, auxiliando em tarefas cotidianas, controlando outros dispositivos e interagindo com pessoas de todas as idades. Um nível de integração e interatividade que até pouco tempo era considerado impossível. 

 

Segurança Aprimorada

 

Diversos sistemas de segurança residencial estão sendo aprimorados com inteligência artificial para oferecer mais proteção e mais eficiência. Entre os principais exemplos, estão as câmeras equipadas com reconhecimento facial e os algoritmos de aprendizado que diferenciam membros da família e intrusos, emitindo alertas em tempo real em caso de eventos suspeitos.

 

Eficiência Energética

 

A inteligência artificial também possui um papel fundamental na sustentabilidade das casas. Existem sistemas de gerenciamento de energia que, além da conexão com fontes renováveis, ajustam o consumo de acordo com padrões de uso, condições climáticas e tarifas de eletricidade, reduzindo custos e contribuindo com a preservação do planeta.

 

As vantagens das casas inteligentes

 

Praticidade

 

Uma das grandes vantagens de integrar sua casa com itens tecnológicos é a praticidade. A possibilidade de acender a luz com a voz ou controlar o estoque da geladeira pelo celular ajudam a simplificar atividades cotidianas e economizar tempo

 

Estética

 

É uma tendência que as tecnologias mais recentes sejam menores e tenham menos fios. Isso contribui para a estética da casa, deixando os espaços comuns menos bagunçados e o ambiente mais leve.

 

Sustentabilidade

 

Para além da eficiência energética, existem outras tecnologias que transformam a casa em um ambiente ecofriendly. Os exemplos vão desde de lixeiras que ajudam na coleta seletiva até geladeiras que mostram os produtos antes de serem abertas. 

 

Menos gastos, mais produtividade

 

Com a automatização de certos processos e a coleta de dados realizada pelas inteligências artificiais, é possível identificar gastos desnecessários, reduzir erros, aumentar a agilidade e usar o tempo restante para investir em estratégias mais produtivas. 

 

Conforto

 

A união de todas essas vantagens resulta em uma vantagem maior: o seu conforto. Realizar atividades de forma mais prática, ajustar a temperatura do ambiente, criar a luz perfeita para leitura com um toque e outras facilitações adaptadas às preferências de cada morador tornam, sem dúvida nenhuma, a vida mais agradável e tranquila

 

E a tendência é que as tecnologias baseadas em inteligência artificial evoluam cada vez mais rápido, transformando as casas em ambientes mais inteligentes, personalizados e integrados. Um movimento que certamente vai impactar, transformar e possivelmente fomentar o mercado imobiliário. 

 

Por isso, não perca tempo. Fale com nossos Especialistas em Lotes para conhecer os loteamentos com maior potencial de valorização e realizar seu investimento com segurança e rentabilidade.

 

Quer mais? Com o Programa CBL Facilita, nós ajudamos você em todas as etapas da sua jornada, indo da escolha do seu lote até a construção da sua casa – que, em pouco tempo, pode ser inteligente. Saiba mais AQUI

Tags:, , ,

Deixe um comentário