• Blog
  • 4 investimentos que irão valorizar Aracruz

4 investimentos que irão valorizar Aracruz

4 investimentos que irão valorizar Aracruz

4 investimentos que irão valorizar Aracruz

Aracruz, uma das cidades mais importantes do norte capixaba, não para de crescer e conquistar cada vez mais destaque no cenário econômico. Uma potência que não por acaso já está entre as cidades que mais crescem no estado.

 

Unindo esse desenvolvimento às belezas naturais e à infraestrutura em expansão, o município se tornou um ponto estratégico para investimentos na agricultura, no comércio exterior, no turismo e no setor industrial. 

 

Não é à toa que Aracruz é a terceira cidade capixaba que mais vai receber investimentos até 2026, perdendo apenas para Presidente Kennedy e Vitória. A previsão é que o valor investido ultrapasse 5 bilhões de reais. 

 

>>> Para saber mais sobre Aracruz, leia também: Aracruz: 4 motivos para investir na cidade

 

Neste artigo, analisamos as principais notícias sobre Aracruz para reunir 4 investimentos que contribuirão para a valorização da cidade em 2024.

 

Suzano

 

Uma das maiores produtoras de celulose do mundo, a Suzano anunciou em outubro de 2023 que investirá 1,170 bilhão de reais na construção de uma fábrica de papel sanitário e conversão em papel higiênico e papel toalha com capacidade para produzir 60 mil toneladas por ano.

 

O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

 

Também haverá a construção de uma nova caldeira de biomassa para substituir o equipamento atual a partir do quarto trimestre de 2025.

 

Esses investimentos devem gerar empregos do início das obras até as operações, além de ampliar a importância da cidade – que já comporta 20% da produção nacional da Suzano. 

 

Complexo Portuário da Imetame

 

Apesar de ainda estar em construção, o Complexo Portuário idealizado pela Imetame já é um considerado um marco, tanto por conta do alto investimento quanto por sua contribuição logística. 

 

Afinal, estamos falando de um porto que poderá receber navios maiores do que os atracados no Porto de Santos – atualmente, o maior do país em relação à movimentação de cargas. 

 

O novo porto terá profundidade de 17 metros, permitindo assim a entrada de navios com calado de até 16 metros (considerados gigantes por especialistas do ramo). Para efeito de comparação, Santos pode receber navios com calado de até 14,5 metros. 

 

Além disso, a Imetame é responsável por outras obras de infraestrutura no entorno do complexo portuário, incluindo rodovias que devem influenciar na mobilidade da cidade. 

 

Nos próximos anos, o porto deve gerar ainda mais empregos na cidade, aumentar a competitividade em relação à exportação de produtos agrícolas e ampliar o ciclo de desenvolvimento do município, atraindo ainda mais investidores para Aracruz.

 

Com obras iniciadas em 2021 e seguindo o cronograma previsto, o porto pretende receber seus primeiros navios em 2025. 

 

Zona de Processamento de Exportação

 

Uma das grandes novidades de 2023 é que Aracruz receberá a 1ª Zona de Processamento de Exportação (ZPE) privada do país. A gestão ficará a cargo do Grupo Imetame. 

 

Localizado a cerca de 13 quilômetros da região portuária e área total de 50.232 hectares, o local será um polo industrial dedicado à exportação e ao comércio exterior. Isso significa que empresas de pequeno, médio e grande portes e de diversos setores poderão se instalar na área, contando com benefícios tributários e mais agilidade no processo de exportação e importação. 

 

Com a expectativa de tornar as empresas do Estado mais competitivas no exterior, a ZPE de Aracruz só pode começar a funcionar, segundo o decreto oficial, após o alfandegamento da área pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (Ministério da Fazenda).

 

O maior lançamento imobiliário da história de Aracruz

 

Entre os avanços econômicos e a busca cada vez maior por qualidade de vida distante dos grandes centros, Aracruz está vivenciando um momento de aumento na demanda por moradias. Para facilitar a visualização do cenário, entre 2010 e 2020, o número de moradores cresceu cerca de 15%, chegando próximo a marca de 100 mil habitantes.

 

É por isso que a Lotes CBL está preparando uma novidade à altura da importância de uma cidade que não para de crescer: vem aí o maior lançamento imobiliário da história de Aracruz!

 

Quer saber tudo em primeira mão e aproveitar essa oportunidade para investir em uma das cidades capixabas com mais potencial de valorização? Fale hoje mesmo com nossos Especialistas em Lotes e dê um passo em direção a um futuro rentável em Aracruz!

Tags:, ,

Deixe um comentário